Quinta-feira, 27 de Agosto de 2009

Batatas com Molho de Marisco

 

 

 
Encontram-se nas tapas em quase toda a Espanha mas são originais da Catalunha as Patatas Blavas. São uns cubos de batata cozida cobertas com molho picante.
Gosto tanto que decidi tentar fazer em casa. O problema é que não faço a mais pálida ideia de como se faz aquele delicioso molho espesso, acastanhado. Talvez até se venda por cá algo parecido com o que se vai usando por lá, um molho de frasco tipo ketchup, uma espécie de fast-tapa. Mas calhou abrir a dispensa e encontrar um pacote de Creme de Marisco Knorr. E pus-me a inventar.
 
Para fazer a sopinha mandam os senhores diluir o "conteúdo", que é a metáfora que eles usam para "pó". Como eu queria um creme e não uma sopa líquida, fiz batota a pus só um copo (grande) de água fria, despejei o pózito mariscal, lume e mexi para a coisa não granular - não granulou. Juntei pimenta branca e piri-piri liquido, porque até aqui a ideia era mesmo fazer as batatas ficarem bravas, que até ficaram, mas não muito catalãs porque, como é óbvio, marisco é coisa que aquelas não levam. Ao fim dos recomendados 10 minutos de cozedura tinha um cremezinho não demasiado grosso (para não solidificar depois), picante e com sabor a... marisco, claro.
 
Ora, tendo já cozido as batatas - daquelas pequenas, de pele clara que se vendem numas caixinhas de plástico com rede - cortadas ao meio ou em quartos conforme o tamanho, mantendo a pele, porque gosto e porque descascar era uma trabalheira que quem não quiser não coma ou descasque-yourself, mudei o conceito da coisa e Patatas Blavas à Catalã criei as Batatas com Molho de Marisco à Arcebispo.
 
Tão simples como isto, colocar as batas, depois de escorridas, num tabuleiro de barro ou num pirex baixo, regá-las com o creme e polvilhar com pimenta preta moida lá para cima à balda. E bom apetite. Ah! E se sobrar, no dia seguinte, saídinhas do frigorífico, depois de o molho ter solidificado em redor da batata, ficam óptimas. Assim mesmo, frias.
 
publicado por joao moreira de sá às 10:14
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De adnirolfpa a 23 de Abril de 2008 às 14:30
ora bem...... até se sente o aroma.

Por acaso aceita uma ideiazita???????
Coze as batatitas, em vez de sopa de marisco use molho béchamel(que pode ser de compra) temperando-o muito bem com nós moscada, piri+piri e salsa picada seca.
Gratinar.
Cheirar.
Provar.
Comer!
De joao moreira de sá a 23 de Abril de 2008 às 17:11
Esse molhito soa-me bem :) Vou experimentar. Sou fan do Béchamel de pacote da Parmalat :)

De PR a 29 de Abril de 2008 às 18:57
Arcebispo, muitos parabéns por mais uma bela receita e por ter publicado a fotografia da obra prima.
Abraço
De Maria a 3 de Junho de 2008 às 17:07
Já ia umas batatitas, olhe sr Arcebispo se puder eja a TVE as 18 horas que eles lá ensinam a fazer uns molhitos muito catitas
De MIB a 27 de Janeiro de 2009 às 14:17
Caro arcebispo, a receita está excelente, mas como pequena nota de tradução as batatas são Bravas com R, continue com o excelente trabalho gastronómico
De jugar juegos de casino gratis a 24 de Abril de 2009 às 13:46
De hecho, también me encantan las patatas blavas, y me pregunto la receta de la salsa que utilizan. Ya me han dicho que hay salsa ya preparada en los mercados, pero no es lo mismo. Intentaré su versión mientras tanto.
Saludos.

Comentar post

pesquisar

 

mais sobre mim

Quem???

Uma mente delirante e não muito normal encerrada num corpo com 39 anos (embora um teste da Sábado diga que na realidade tenho 47). Presentemente desempregado mas com boas perspectivas de conseguir vir a trabalhar num call-center. Escrevo porque não gosto lá muito de falar e como irresponsável que sou, acredito que um dia ainda irei conseguir ser pago para escrever. jmoreiradesa@gmail.com

Belogues do Arcebispo

posts recentes

Lombos de pescada no forn...

Lombinho de porco no forn...

Spaghetti Bolognese a la ...

"Manjares do Arcebispo" -...

Do livro para o blogue: "...

Tostas

Minch à Arcebispo

Casco de Sapateira rechea...

Batatas com Molho de Mari...

Frango assado no forno

arquivo

Dezembro 2011

Outubro 2011

Abril 2010

Fevereiro 2010

Setembro 2009

Agosto 2009

Janeiro 2008

Novembro 2007

Setembro 2007

Maio 2007

Abril 2007

Janeiro 2007

blogs SAPO

subscrever feeds