Sábado, 29 de Setembro de 2007

Chicken Madras

Proponho aqui um dos meus pratos favoritos da culinária indiana. E perguntam vocês, mas o que é que este gajo percebe de cozinha indiana? Absolutamente nada, obviamente. Nunca estive na Índia, nunca ninguém me ensinou, sei apenas que já fui a restaurantes indianos, que gosto da comidinha picante, e sei também que com a imaginação bem aplicada e orientada, tudo se faz (quase tudo, já tentei fazer Sushi e correu mal, mas ainda lá volto).
 
Mas então, como é que se faz um prato de comida indiana sem saber fazer? É estupidamente fácil porque alguém já fez por nós 90% da coisa e pô-la à venda no Modelo, onde procurando bem (provavelmente no Continente também, mas a minha urbanidade não vai além do Modelo da Quinta do Conde) encontram uma prateleira cheia de estranhos produtos das marcas Geetas e Patak's. No caso vamos querer um frasco de Patak's Madras (vão para o que diz “medium hot” porque aquilo já puxa tanto que o “hot” é puro suicídio por auto-combustão.
 
Já temos então a parte Madras, falta-nos a parte chicken, que está em inglês para parecer um prato armado ao pingarelho mas que não passa de peitos de frango (1 por pessoa) cortados um cubos pequenos. Depois de descongelados, é colocá-los sobre a tábua, cortar longitudinalmente em tiras e depois em cubos. Temperar com um pouco de sal e pimenta branca. Numa caçarola (aquela coisa que não é panela nem tacho porque só tem uma pega e muito comprida), fazemos um refogado com um pouco de azeite, cebola cortada em pedaços (à toa mesmo, pode descascar, isso convém, cortar em rodelas e depois esfrangalhá-la toda com a faca com cuidado para colocar na caçarola apenas cebola, este prato não leva pontas de dedos na confecção), alho cortado em fatias, 3 folhas de louro e – se tiver – uma pitada de Gengibre em pó Margão (em alternativa use 4 ou 5 cabeças de Cravinho). Deixe refogar bem até libertar cheirinho (o refogado, bem entendido) e junte a carne. Envolva bem em lume alto mexendo bem durante cerca de 1 minuto e acrescente 2 colheres de sopa de Patak's Madras por cada peito de frango (depois pode acrescentar mais se quiser aquilo ainda mais picante). Mexa bem com o lume no máximo durante mais um minuto para o molho ficar bem agarradinho à carne e acrescente então leite (magro ou meio-gordo. Poderia ser natas, mas isso não é saudável – as de soja são mas também são caríssimas – e deixam o molho demasiado espesso) até cobrir a carne. Mexa mais um pouco para misturar bem e baixe o lume de forma a que fique a ferver mas sem borbulhar desalmadamente (o chamado lume brando, mas no fundo isso não quer dizer nada).
 
Ainda que não necessite de ficar em contemplação, não se afaste muito, convém dar uma mexidela de vez em quando e ao fim de uns 15 minutos verificar os temperos (no caso, o sal e o nível de picante). Deixe ao lume durante mais uns 20 minutos, não mais para evitar que o molho seque demasiado (contudo, se estiver demasiado liquido, deixe mais um pouco para evaporar o leite que pôs a mais). Acompanhe com arroz Basmati Cigala cozido (1 minuto) só com sal. Não sei se é assim que fazem nos restaurantes indianos, mas que fica igual, fica. Bom proveito.

 

 

publicado por joao moreira de sá às 11:11
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Lidia a 1 de Outubro de 2007 às 14:20
Tenho que confessar e' sempre um prazer vir cá... o que eu adoro ler as suas receitas... e digamos de passo que funcionam, gargalhada garantida...
Meu caro, se não for pela receita pelo menos já faz parte dos meus amigos pela boa disposição...
Fique bem, beijinhos
De Illusion a 10 de Outubro de 2007 às 15:30
I am a lover of Indian food; it doesn't need to be hot but always spiced.
Lived in India a couple of years ago. If you want contacts and new recipies please leave coment and/or email address.
Theresa
De joao moreira de sá a 11 de Outubro de 2007 às 19:58
Dear Theresa,

If you do send me genuine Indian cuisine recepies, I promise I'll invite you over to try the ones which work out well.

My email is on the top left, under "Quem?", nevertheless, here it is again. I want to make sure I get those recepies: jmoreiradesa@gmail.com

Many thanks for the visit and such kind offer.
De Just Thinking a 22 de Janeiro de 2008 às 16:29
Boa Tarde,

O que correu mal no Sushi? Se precisares de umas dicas avisa.

Lá em casa costumamos fazer assim:
- peixe congelado a gosto(mais saudável, como o vamos comer cru temos de garantir que toda a bicharada existente já desapareceu, menos o peixe, tá claro!).
- Arroz (nós usamos agulha);
- Alga (Nori)
- Vinagre de arroz;
- Fruta (pessego; manga); Legumes (pimento, pepino)
- Sementes de Sésamo.

Cozes o arroz (2 medidas de água para 1 de arroz) com meia alga, vinagre de arroz e sal a gosto.

Quando estiver cozido deixar arrefecer.

Colocar a alga e o arroz na esteira, com as sementes de sesamo, peixe e fruta/legumes. Atenção, como vais enrolar tens de por pouco arroz até metade da esteira. Enrolar apertando bem.

A primeira vez podem ficar um bocado grande, mas depois vais treinando.

Nota 1: Corta o Sushi com uma faca muito afiada para não o desfazer.
Nota 2: O segredo é o arroz. Se vires que tem muita goma, antes de acabar de cozer tira a Nori.

Ajudei?
De joao moreira de sá a 23 de Janeiro de 2008 às 14:47
Olá vizinha Condessa:D

O que correu mal foi sobretudo o facto de o ter tentado fazer com arroz japonês... vou experimentar com o agulha (sem lavar, não? para manter a goma)

Ah! e tentei amassar o arroz à mão (sabia que me faltava alguma coisa... vou comprar uma esteira :D
De Just Thinking a 30 de Janeiro de 2008 às 18:19
Atrevo-me a exclamar: Tipicamente Masculino".

Meu caro, já devia saber que nestas coisas da culinária os promenores são tudo.
De joao moreira de sá a 30 de Janeiro de 2008 às 18:59
se fosse só na culinária...
De velhoscotaseafins a 29 de Março de 2008 às 20:56
Eminência,
Adoro o paleio e as receitas!
Permita-me, no entanto, uns poréns acerca do tal de "chicken madras":
em vez de leite, leite, experimente "leite de coco",
em vez do caril de lata (sabem todos ao mesmo!) dê um pulinho a uma loja de indianos, indianos, aí na capital e converse um pouco com eles sobre o "caril", melhor dizendo, "os caris",
em vez do/da "chicken experimente o "lamb".
Três pequeninas coisas que lhe darão, com certeza, muito mais gosto pelo/os caril/caris!
Eminência, vá dando notícia de mais comidinhas que aqui o "cota" adora conversa com piada!
Um abraço admirador (!)
De joao moreira de sá a 29 de Março de 2008 às 23:14
agradeço os elogios e sugestões e dou 3 explicações:

- leite "leite" em vez de leite de coco porque.. não gosto do sabor de coco, nem do leite de coco. Tolero num bom caril, feito por quem realmente sabe e na dispensa há sempre um frasco ou laa de leite de coco, mas o palato (meu) tende mais para o da vaca.

- o caril Margão (banal) ou Globo (indiano, razoável) são aceitáveis para ter em casa para um usa "aertesanal" mas o bom, esse compro-o no Marcado de Alvalade, na banca de un senhor indiano que vende umas especiarias - incluindo vários tipos de caril de várias cores, aromas e sabores, que são "daqui".

- quanto ao Lamb... gostaria mas não suporto o sabor, vai ter mesmo que continuar a ser Chicken, mas para outros leitorss que isto leiam, a sugestão é boa, claro.

Abraço retribuido com agradecimento

Comentar post

pesquisar

 

mais sobre mim

Quem???

Uma mente delirante e não muito normal encerrada num corpo com 39 anos (embora um teste da Sábado diga que na realidade tenho 47). Presentemente desempregado mas com boas perspectivas de conseguir vir a trabalhar num call-center. Escrevo porque não gosto lá muito de falar e como irresponsável que sou, acredito que um dia ainda irei conseguir ser pago para escrever. jmoreiradesa@gmail.com

Belogues do Arcebispo

posts recentes

Lombos de pescada no forn...

Lombinho de porco no forn...

Spaghetti Bolognese a la ...

"Manjares do Arcebispo" -...

Do livro para o blogue: "...

Tostas

Minch à Arcebispo

Casco de Sapateira rechea...

Batatas com Molho de Mari...

Frango assado no forno

arquivo

Dezembro 2011

Outubro 2011

Abril 2010

Fevereiro 2010

Setembro 2009

Agosto 2009

Janeiro 2008

Novembro 2007

Setembro 2007

Maio 2007

Abril 2007

Janeiro 2007

blogs SAPO

subscrever feeds