Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2011

Lombos de pescada no forno com espinafres e queijo

 

Bom e fácil (enfim, a parte do bom digo eu que sou suspeito, o fácil garanto). Demora a preparar mais ou menos o tempo que demora a ler, o resto é tempo de forno e micro-ondas para descongelar.

Enquanto o forno aquece, ponho (um número variável de) lombos de pescada (daqueles limpinhos, sem espinhas nem peles) a descongelar e vou preparando um pirex "forrando" o fundo com azeite sobre o qual deito umas pitadas de sal, alho (nem precisa ser fresco, moído ou picado de frasquinho serve perfeitamente) e pimenta branca. 

Descongelada a pescada, vai a descongelar o também congelado e de pacote espinafre com alho (uso só a quantidade necessária, o que sobra volta para o congelador, há-de servir para outro prato qualquer por pouco que seja). Dispostos os lombos de pescada sobre a cama de azeite (soa mesmo à "chef" assim), tempero-os com sal, um pouco mais de alho moído e pimenta preta moída na altura.
Entretanto já descongelaram os espinafres com os quais cubro (completamente se tiver acertado na quantidade) os lombos de pescada. Tempero com um pouco mais de pimenta branca e umas pepitas de sal (aqui há que ter cuidado com as quantidades porque como ponho sal e pimentas três vezes convém moderar nas quantidades). Por cima espalho um pouco de queijo mozzarela ralado (daquele de pactoe também, claro, do que se usa para fazer pizzas), adiciono umas folhas de alecrim (colhidas no jardim na altura, dá um aroma óptimo ao prato e à cozinha) e está pronto para ir ao forno. 
Se me tiver lembrado de o pôr a aquecer antes, costumo deixar cerca de meia hora a 175º, depois baixo para 150º para permitir que o queijo se derreta lentamente e vá escorrendo pelos espinafres até à pescada. deixo cozinhar durante uma horinha ou até o queijo começar a gratinar (ou em alternativa, pode-se sempre voltar a subir a temperatura para os 200-220º para "tostar" antes de desligar ou, caso o forno tenha, ligar o grill para gratinar o queijo). 
Ao todo estará umas duas horas no forno, mais coisa, menos coisa, mas a preparar demora menos tempo do que me demorou a escrever a receita, isso garanto.
publicado por joao moreira de sá às 17:37
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De trufas a 25 de Abril de 2012 às 16:36
otimo blog, parabens...
De Best Instant Coffee a 26 de Dezembro de 2017 às 04:03
i agree

Comentar post

pesquisar

 

mais sobre mim

Quem???

Uma mente delirante e não muito normal encerrada num corpo com 39 anos (embora um teste da Sábado diga que na realidade tenho 47). Presentemente desempregado mas com boas perspectivas de conseguir vir a trabalhar num call-center. Escrevo porque não gosto lá muito de falar e como irresponsável que sou, acredito que um dia ainda irei conseguir ser pago para escrever. jmoreiradesa@gmail.com

Belogues do Arcebispo

posts recentes

Lombos de pescada no forn...

Lombinho de porco no forn...

Spaghetti Bolognese a la ...

"Manjares do Arcebispo" -...

Do livro para o blogue: "...

Tostas

Minch à Arcebispo

Casco de Sapateira rechea...

Batatas com Molho de Mari...

Frango assado no forno

arquivo

Dezembro 2011

Outubro 2011

Abril 2010

Fevereiro 2010

Setembro 2009

Agosto 2009

Janeiro 2008

Novembro 2007

Setembro 2007

Maio 2007

Abril 2007

Janeiro 2007

blogs SAPO

subscrever feeds